Assuntos:
Internet: evolução e tendências;
Aprendizagem colaborativa: conceito e aplicações;
Curso virtual: conceito, instituições e cursos.
A Internet surgiu o final da década de 60 e possuía característica de interesse militar americano, porém, essa tecnologia se expandiu passando a situar-se no setor acadêmico. Em meados da década de 80, passou a ser utilizada nas conexões entre os EUA e outros países com o objetivo de pesquisa e educação.Em 1985, passa a ser empregada em comunicações diárias, tal que o correio eletrônico já estava sendo utilizado. Neste momento, surge o desafio de acompanhar esta nova tendência de mercado que volta sua direção para as universidades, agências do governo e indústrias, visa desenvolver aplicativos de pesquisa e esses novos aplicativos são a telemedicina, a teleducação. Essa modalidade atinge setores amplos os setores de formação para professores, transmissão de seminários e cursos para a comunidade acadêmica, além da implantação de servidores para bate-papo, áudio e vídeo.
Destaca-se a aprendizagem colaborativa que , nada mais é, a ativa interação de alunos- professores na construção do conhecimento, tal que o aluno que aprende de forma colaborativa se empenha mais e se mobiliza na busca dos estudos utilizando esta ferramenta, porém, cabe ao professor mantê-lo motivado e instruí-lo, desde ensinos básicos no uso da ferramenta até o compromisso que ele deve ter neste espaço, mostrando todas as vantagens do estudo virtual.
As Instituições passaram a reconhecer a importância desta modalidade e observa que a educação presencial e a semipresencial possuem relações distintas e que há uma necessidade de preparar os professores para atuar neste setor.
Instituições de Ensino Superior, de ensino de línguas, culinária, entre outros, já adotaram os cursos EAD e o que se nota é que eles são, na maior parte são mais econômicos, flexíveis, cômodos, possuem qualidade e simplicidade e, ainda, proporcionam a interatividade. Estes são ministrados por diferentes profissionais treinados e capacitados no ensino à distância. O aluno desenvolve uma autonomia e senso crítico pois estes cursos são bastante interativos pois são proporcionados na formação do grupo.
Bibliografia - Acessadas em 24/04/09:
http://knol.google.com/k/luciano-dipo-pereira-da-silva/internet/w98ptswyb0qd/4
http://www.escola.previdencia.gov.br/pf/pf5.html
http://www.consulting-online.org.br/index1.asp
http://centros.unisanta.Br/ced/faq.asp
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